Como é sabido, os temas desenvolvidos no primeiro período do presente ano lectivo (11ºC), relacionaram-se com os riscos e os perigos a que as crianças, os adolescentes e os jovens da sociedade actual estão ou podem estar sujeitos, situações que ameaçam a sua segurança ou a qualidade de vida.
Vamos agora dar um salto para os riscos e os perigos que ameaçam o nosso planeta e, por consequência, a nossa vida, devido às pressões exercidas sobre o ambiente de forma a garantirmos o nosso actual estilo de vida, caracterizado por alguns como insustentável, por outros como progresso.
Por proposta da UNESCO, 2008, é o Ano Internacional do Planeta Terra, com uma série de acções que não visam só a consciencialização de todos nós para uma série de ameaças ao Planeta, mas a adopção de medidas que qualquer um tem de tomar no imediato. Não são deveres mas obrigações!
O papel de um jovem aluno de Comunicação é o de qualquer outro cidadão, adoptando as estratégias ao seu alcance, por exemplo, a redução dos consumos energéticos, a reciclagem de lixos, o seu contributo para a redução das emissões de CO2, etc., ao mesmo tempo que deve utilizar o seu potencial criativo e o domínio dos meios, para a divulgação das ideias relacionadas com a sustentabilidade, alterações ao estilo de vida e a defesa do planeta Terra.
Muito em breve será aqui colocada informação relativa ao tema de orientação do próximo trabalho, ainda no decurso do módulo dedicado à produção gráfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário